Para começar vou pedir que vocês observem a figura abaixo.
O que podemos ver nessa figura? Primeiramente ela mostra a informação da taxa metabólica durante o exercício e também após o mesmo. Segundo, ela faz a comparação do efeito do exercício sobre a taxa metabólica em duas diferentes modalidades, o exercício aeróbico de longa duração [na cor cinza] e o exercício intervalado de alta intensidade [na cor vermelha].
Podemos perceber que o exercício aeróbico de longa duração [EALD] causa uma elevação da taxa metabólica constante durante o exercício, mas após o exercício a taxa metabólica é igual ao período de repouso. No exercício intervalado de alta intensidade [EIAI] a elevação da taxa metabólica é gradativa, atingindo nível mais elevados do que durante o EALD e após o exercício a taxa metabólica é mais elevada do que no período posterior ao EALD.
O que isso significa? Significa que o potencial de emagrecimento do EIAI é maior do que o do EALD!
Isso acontece por fatores como:
- EALD causa um efeito negativo no gasto de energia em repouso levando a uma menor capacidade de gastar gordura [1, 2].
- EIAI gera alterações enzimáticas que aumentam o gasto de gordura após o exercício [3, 4, 5, 6, 7].
- EIAI gera redução das substâncias que levam a síntese [formação] de gordura no nosso organismo [8, 9, 10]
- VO2 máximo (capacidade aeróbica – capacidade de produzir energia com a presença de oxigênio nas reações químicas).
- Capacidade anaeróbica [capacidade produzir energia sem a presença de oxigênio nas reações químicas].
- Composição corporal [alteração da quantidade de gordura corporal].
O que mostraram os resultados?
- O EIAI mostrou um aumento maior no VO2 máximo [de 7 ml/kg/min] do que o EALD [3 ml/kg/min].
- O EIAI aumentou a capacidade anaeróbica em 28% enquanto essa variável não teve aumento no EALD.
- O EIAI gerou uma maior diminuição de gordura corporal do que o EALD.
- O EIAI gerou alterações mais positivas do que o TrCont em uma quantidade muito menor de tempo por semana [EIAI - 16min/sem x EALD - 300min/sem].
Outro ponto positivo para o EIAI é que ele pode ser realizado com diferentes tipos de exercícios. Você pode usar corrida, natação, musculação, exercícios com o peso corporal e muito mais.
Na maioria das academias alunos e profissionais da educação física acreditam que o EALD é vital para o emagrecimento. Porém a musculação, que é um tipo de EIAI, é capaz de gerar uma redução da gordura corporal e alterações relacionadas com a saúde mais significativas do que o EALD. Em 2005 Cauza e colaboradores [12] comparam as alterações do treinamento de musculação com o treinamento aeróbico, eles demonstraram que o treinamento de musculação é mais efetivo para do que o treinamento aeróbico para a redução da gordura corporal, glicose sanguínea e colesterol LDL. Esse trabalho foi realizado com homens e mulheres com média de 52 anos portadores de diabetes e também foi demonstrado que a musculação é mais efetiva para o tratamento da diabetes tipo 2 do que os exercícios aeróbicos.
Então podemos dizer que o EIAI em seus diferentes formatos [circuit training, sprints] juntamente com a musculação [resistance training] são os exercícios mais efetivos para o emagrecimento.
Mas vale lembrar que se a alimentação não for adequada [veja aqui e aqui] o emagrecimento será comprometido!
Abraços...
Carlinhos
Referências
- http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Am+J+Clin+Nut+67+405-411+1998
- http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=hormonal+factors+in+reduced+post-prandial+heat+production+in+exercised-trained+subjetcts
- http://jap.physiology.org/content/84/6/2138.full.pdf+html
- http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=metabolism+43+7+814-818+1994
- http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Am+J+Physiol+275+332-337+1998
- http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=J+Physiol+548+919-927+2003
- http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=J+Apll+Physiol+82+661-666+1997
- http://diabetes.diabetesjournals.org/content/49/8/1295.long
- http://circ.ahajournals.org/content/118/4/346.full.pdf+html
- http://ajpregu.physiology.org/content/ajpregu/297/5/R1441.full.pdf
- http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8897392
- http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=arch+phys+med+rehabil+86+1527-33+2005
Carlinhos, sempre me vieram com essa do "tens que treinar tiros", e nunca tinham me convencido. Mas o gráfico tá mais do que claro, ficou muito bom pra visualizar o efeito pós-treino, em comparação com o prolongado. Vou ter que rever meus conceitos, e fazer os tão evitados tiros. Abraço.
ResponderExcluirOlá Jardel. Minha intenção com essa ou qualquer outra postagem é tentar determinar qual o "melhor caminho" para que um determinado objetivo seja atingido com o treinamento. Dessa forma podemos dizer que os EIAI são uma "caminho" para se atingir diferentes objetivos, porém não são o "único caminho", sendo assim acredito que eles devam ser incluídos em um programa de treinamento. Se tu treinares para uma determinada prova eles também te ajudaram a melhorar o melhor tempo para determinada distância. Abraços e bons treinos1
ResponderExcluirShow de bola! Vou treinar mais tiros. Essa série de três artigos "Exercício e Emagrecimento" é sensacional!
ResponderExcluirMuito obrigado..espero ter ajudado...
ResponderExcluir