terça-feira, 27 de outubro de 2015

Organização Mundial da Saúde - Câncer e consumo de carne!

Ontem foi divulgado pela OMS, através de um comunicado para a imprensa (veja aqui) que o consumo de carne processada e carne vermelha aumentam o risco de câncer, principalmente o câncer de colorretal.


Sobre esse tema sugiro a leitura do artigo escrito pela Zoë Harcombe. Transcrevo uma das partes que achei mais importante:

"O que eu levo deste informe? Há um monte de má ciência saindo da Organização Mundial de Saúde, uma organização que deveria ser referência, mas já demonstrou nem sempre saber o que diz."

Caso você queira ler esse texto traduzido pode clicar aqui (blog Menos Rótulos).

Outro texto que deve ser lido sobre o tema Carne e Câncer é o que foi escrito pelo Dr. José Carlos Souto com o título de Carne vermelha, de novo.

Ao lerem esses textos vocês verão que as conclusões da OMS são fundamentas em estudos observacionais. Esse tipo de trabalho científico mostra uma correlação entre duas variáveis e não uma relação de causa e efeito. Para entender melhor o que é correlação sugiro a leitura da postagem do blog Medicina Baseada em Evidência chamada Consumo de Chocolate e Conquista do Prêmio Nobel e a postagem do site Dieta Low-Carb e Paleolítica chamada O que é uma referência bibliográfica aceitável - Parte 2. 

Para finalizar deixo a mensagem final da Zoë Harcombe:

"Nothing has changed from my fundamental belief that human beings should eat real food (especially grass-fed, naturally reared meat and naturally preserved meat). Avoid processed food, including meat processed by fake food companies."

"Nada mudou da minha crença fundamental de que os seres humanos devem comer comida de verdade (especialmente carne de animais criados naturalmente alimentados com pasto, e carne preservada naturalmente). Evite alimentos processados, incluindo carne processada por empresas de alimentos falsificados."

Grande abraço...Carlinhos
treinamentocarlinhos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário