Recentemente uma leitora do blog...a Ana me fez a seguinte pergunta?
..." queria saber se você sabe se é possível ser saudável com a dieta feita pelo corredor Michael Arnstein [The Fratarian], ou se há evidências de prejuízos à saúde comendo-se apenas frutas e vegetais?..."
Achei a pergunta muito boa e resolvi responder como uma postagem...
Bem vamos ver o lado positivo deste tipo de alimentação...
Ela afasta as pessoas daquilo que não é comida de verdade, principalmente dos produtos industrializados, fazendo que a alimentação tenha bastante nutrientes e uma quantidade de carboidratos que pode ser bem menor do que aquela ingerida nas dietas tradicionalmente recomendadas.
Vamos ver o lado negativo...
Frutose em excesso esta associada com obesidade [veja aqui]
Dietas baseadas em muitas frutas estão associadas com problemas de saúde, foi uma dieta desse tipo que levou o ator Ashton Kutcher ao hospital e foi a dieta que Steves Jobs fez por diversos anos antes de ser diagnosticado com câncer no pâncreas [veja mais aqui]
Falta de gordura na dieta esta associada com dificuldade na absorção de vitaminas, depressão, redução do HDL e descontrole do apetite [veja aqui]
Bem...mas como será que M. Arnstein consegue ser magro?
Isso provavelmente está relacionado com a sua pratica de exercícios, porém isso não significa que ele não possa ter problemas de saúde no futuro. Arthur De Vanny cita em seu livro o caso de uma grande remador americano que foi medalhista olímpico e tinha uma ingestão elevada de carboidratos. Alguns anos após parar de competir desenvolveu diabetes do tipo 2. Isso provavelmente aconteceu devido a sobrecarga sofrida pelo pâncreas durante anos de uma dieta rica em carboidratos. Será que isso não pode acontecer após anos de uma dieta rica em frutose? Que também pode afetar o pâncreas.
Para finalizar...temos absoluta certeza que nossa espécie obteve sucesso do ponto de vista evolutivo...pois estamos aqui! Durante a maior parte da nossa evolução nós não tínhamos uma dieta onde comíamos somente de frutas e vegetais.
Importante frisar que eu aconselho somente pessoas obesas e diabéticas e reduzirem ou não consumirem frutas. Já pessoas saudáveis podem comer frutas sem problemas. Eu pessoalmente uso as frutas para ingerir carboidratos na minha refeição pós treinamento.
Abraços...
Carlinhos...
Ótimo esclarecimento. Muito obrigada, Carlinhos!
ResponderExcluir