Essa é uma das recomendações mais citadas pelos nutricionistas quando falando de uma alimentação saudável. Essa recomendação é feita pois acredita-se que comendo mais vezes ao dia a pessoa terá uma aumento do metabolismo e dessa forma uma gasto maior de gordura corporal.
Porém quando buscamos o embasamento dessa recomendação na nossa evolução e na ciência baseada em evidência nós não a encontramos.
Nosso ancestral nem sempre pegava a caça ou encontra vegetais e raízes a "cada três horas", ficando algumas horas em jejum e provavelmente em alguns dias conseguisse fazer somente uma refeição.
A ciência baseada em evidência também não mostra que comer mais vezes seja mais vantajoso do comer menos vezes. Um trabalho publicado em fevereiro deste ano [veja aqui] mostrou que comer 6 vezes ao dia, quando comparado com comer 3 vezes, não aumenta o gasto de gordura em 24 horas e pode aumentar a fome e o desejo de comer.
Temos ai mais uma informação científica/evolutiva que não justifica as recomendações governamentais e dos especialistas.
Abração...
Carlinhos...
Olá Carlinhos,
ResponderExcluirqueria saber se você sabe se é possível ser saudável com a dieta feita pelo corredor Michael Arnstein, 'The Fruitarian', ou se há evidências de prejuízos à saúde comendo-se apenas frutas e vegetais?
Abraços e parabéns pelo blog!
Ana...obrigado pelos elogios...gostei muito da sua pergunta...ai resolvi transformar sua resposta em uma postagem...leia lá!
ResponderExcluirAbração...