quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Dieta das Frutas

Recentemente uma leitora do blog...a Ana me fez a seguinte pergunta?
..." queria saber se você sabe se é possível ser saudável com a dieta feita pelo corredor Michael Arnstein [The Fratarian], ou se há evidências de prejuízos à saúde comendo-se apenas frutas e vegetais?..."

Achei a pergunta muito boa e resolvi responder como uma postagem...

Bem vamos ver o lado positivo deste tipo de alimentação...

Ela afasta as pessoas daquilo que não é comida de verdade, principalmente dos produtos industrializados, fazendo que a alimentação tenha bastante nutrientes e uma quantidade de carboidratos que pode ser bem menor do que aquela ingerida nas dietas tradicionalmente recomendadas.

Vamos ver o lado negativo...

Frutose em excesso esta associada com obesidade [veja aqui

Dietas baseadas em muitas frutas estão associadas com problemas de saúde, foi uma dieta desse tipo que levou o ator Ashton Kutcher ao hospital e foi a dieta que Steves Jobs fez por diversos anos antes de ser diagnosticado com câncer no pâncreas [veja mais aqui]  

Falta de gordura na dieta esta associada com dificuldade na absorção de vitaminas, depressão, redução do HDL e  descontrole do apetite [veja aqui

Bem...mas como será que M. Arnstein consegue ser magro? 
Isso provavelmente está relacionado com a sua pratica de exercícios, porém isso não significa que ele não possa ter problemas de saúde no futuro. Arthur De Vanny cita em seu livro o caso de uma grande remador americano que foi medalhista olímpico e tinha uma ingestão elevada de carboidratos. Alguns anos após parar de competir desenvolveu diabetes do tipo 2. Isso provavelmente aconteceu devido a sobrecarga sofrida pelo pâncreas durante anos de uma dieta rica em carboidratos. Será que isso não pode acontecer após  anos de uma dieta rica em frutose? Que também pode afetar o pâncreas.

Para finalizar...temos absoluta certeza que nossa espécie obteve sucesso do ponto de vista evolutivo...pois estamos aqui! Durante a maior parte da nossa evolução nós não tínhamos uma dieta onde comíamos somente de frutas e vegetais.

Importante frisar que eu aconselho somente pessoas obesas e diabéticas e reduzirem ou não consumirem frutas. Já pessoas saudáveis podem comer frutas sem problemas. Eu pessoalmente uso as frutas para ingerir carboidratos na minha refeição pós treinamento.

Abraços...
Carlinhos...

Um comentário: