Aptidão Física e Saúde

Sem dúvida nenhuma a grande maioria das pessoas que procuram um programa de treinamento tem como o objetivo de melhorar sua saúde, emagrecer, ganhar massa muscular, prevenir problemas relacionados á coluna, entre outros. Algumas questões cabem ser colocadas aqui, são elas: Como devemos prescrever o treinamento para determinado objetivo? Quais as diferenças entre os programas para cada objetivo? Essas diferenças existem mesmo?

Imagino que a maioria de vocês deve ter as repostas para essas questões! Um programa de emagrecimento é diferente de um programa de hipertrofia muscular. Um programa de emagrecimento deve ser composto por atividades aeróbicas. Um programa de hipertrofia composto por exercícios de “musculação”. O programa de emagrecimento deve levar a um balanço energético negativo e etc.

Agora peço que vocês parem um instante! Que pensem nos critérios que fundamentam cada dos tipos de programa, seja para saúde, emagrecimento, hipertrofia ou diminuição das dores nas costas. E se perguntem! Eu consigo sustentar esses fundamentos com a ciência baseada em evidências?

Essa é justamente a resposta que eu estou buscando. Minha intenção é usar a abordagem evolutiva, os fatos cientificamente comprovados e tentando não fazer simplificações quando analisando um sistema biológico, como é o caso aqui.

 Vamos definir saúde!

Segundo a OMS1 saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doenças. Essa abordagem de saúde é plausível de critica já ela pode ser considerada utópica e inatingível, fazendo com que ela não possa ser conseguida através dos sistemas públicos de saúde e/ou através do trabalho dos diferentes profissionais da saúde. A própria OMS escritório Europa2, considerando uma série de outras definições e autores apresenta uma definição funcional de saúde e, portanto possível de ser conseguida, essa definição diz que: À medida que um indivíduo ou grupo é capaz, por um lado, de realizar aspirações e satisfazer necessidades e, por outro, de lidar com o meio ambiente. A saúde é, portanto, vista como um recurso para a vida diária, não o objetivo dela; abranger os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas, é um conceito positivo.

Aptidão Física/Fitness

A palavra Fitness pode ser traduzida, no contexto da educação física e treinamento, como aptidão física, dessa forma além da definição da saúde é importante que a aptidão física seja definida e incorporada como uma das partes integrantes da saúde. Aptidão física significa que um indivíduo é capaz de fazer atividade física, que por sua vez, segundo o US Department of Health and Human Services3 significa qualquer movimento corporal gerado pela contração muscular e que leva a um aumento da necessidade energética.

Para que uma pessoa posa fazer atividade física, ou seja, gerar movimento através da contração muscular e aumentar sua necessidade de energia, ela terá que envolver o sistema cardiorrespiratório, o sistema nervoso e o sistema musculoesquelético. Portanto ela deverá ter resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força muscular, flexibilidade condizentes com a exigência do momento. Considerando a também a saúde será também importante uma composição corporal adequada. Assim podemos dizer que aptidão física é quando um indivíduo apresenta níveis adequados de consumo máximo de oxigênio, força e resistência muscular, flexibilidade, massa muscular e gordura corporal.

Quem possui aptidão física?

A revista Outside Magazine já considerou o triatleta Mark Allen, seis vezes ganhador do IronMan no Havai, como o homem com maior aptidão física do mundo (“the fittest man on earht”). Sem dúvida nenhuma este atleta apresenta uma capacidade física invejável, porém, como disse Greg Glassman4, o que poderíamos dizer sobre um decatleta, já que nessa modalidade além de uma excelente capacidade cardiorrespiratória é também necessário força, potência, coordenação e agilidade.

Se vocês relerem os parágrafos anteriores verão que estas valências físicas não foram incluídas na definição de aptidão física e fiz isso de propósito! Então, tenho mais uma questão, porque de forma geral as pessoas nunca nos pedem para melhorar sua potência, sua agilidade ou sua velocidade. Dessa forma sugiro uma lista de valências físicas, que mesmo o grande público não as reconhecendo como deveriam, imagino que elas devam ser aprimoradas, são elas:

·         Capacidade cardiorrespiratória;
·         Força;
·         Potência;
·         Flexibilidade;
·         Velocidade;
·         Coordenação;
·         Agilidade;
·         Equilíbrio.

Considerando a definição de aptidão física e seus componentes minha intenção é buscar a melhor forma de aprimorar cada um deles. Mas um aprimoramento que esteja realmente relacionado com as nossas necessidades relacionadas com a aptidão física ampla e a saúde. 

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário