Alunos Responsáveis

Para explicar o que quero dizer com alunos responsáveis vou me utilizar do mergulho SCUBA [minha outra atividade profissional e também paixão] como forma de esclarecimento.

Nesta atividade existe um tipo de mergulho chamado de "Trust me dive", termo que pode ser aplicado quando um mergulhador que não apresenta treinamento formal para determinado tipo de mergulho [como o mergulho em cavernas] resolve mergulhar sendo guiado por outro mergulhador [instrutor ou não] que será o responsável pelo mergulho.

Neste caso o mergulhador sem treinamento formal resolve mergulhar pois não esta interessado em buscar o treinamento adequado [conhecimento] para que ele realize o mergulho conhecendo as técnicas, procedimentos e riscos envolvidos, delegando ao outro mergulhador toda a responsabilidade do mergulho. Ou seja, ele não esta sendo um mergulhador responsável.

Se considerarmos a participação de um aluno em um programa de treinamento, em quase 100% dos casos acontece algo semelhante. O aluno, por uma série de fatores, não busca o conhecimento necessário para determinar se o programa de treinamento em questão é o mais efetivo para seu objetivo. O que ele faz é delegar ao professor essa "responsabilidade'. Isso é correto ou não?

Acredito que para a maioria das pessoas isso seja correto sim, pois imagine se um profissional de outra área, que não a educação física, teria tempo para buscar esse tipo de conhecimento. Isso praticamente significaria "buscar formação em treinamento físico". Ou seja, seria inviável.

Então a tarefa de formação de "alunos responsáveis" é do profissional de educação física, que deve buscar o conhecimento necessário e transmiti lho para que dessa forma seu aluno se torne um "Aluno Responsável".

Carlinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário