terça-feira, 22 de abril de 2014

Brincadeira de Criança

Pense um pouco na sua infância, quando o condicionamento físico era obtido através de um monte de atividades divertidas e brincadeiras e não através de uma série de exercícios e tarefas monitoradas. Uma dessas brincadeiras divertidas com certeza era “pular corda”, fosse no recreio da escola, na praça próxima a sua casa ou até mesmo dentro de casa nos dias de chuva.


Como adultos, somente relacionamos o pular corda como meio de condicionamento físico aos lutadores de boxe e ao Rock Balboa. Com prática e dedicação você também pode colher os benefícios deste divertido e desafiador meio condicionamento físico.

Primeiramente compre uma boa corda e regule o tamanho.  Para verificar se o tamanho esta correto fique com os pés no centro da corda, as pontas devem chegar as suas axilas ou um pouco abaixo, teste e faça ajustes se necessário.


Aprender a pular corda é uma atividade que requer alguns fundamentos básicos, o primeiro deles e dominar o movimento correto de absorção de impacto quando os seus pés tocam o solo. O movimento correto é feito com os pés tocando o solo primeiramente com a ponta e depois deve ser realizada uma pequena flexão dos joelhos.

Outro aspecto básico importante é dar atenção à frequência dos saltos, devem ser realizados em média 2 saltos por segundo. Os saltos não devem ser atrasados para acertar o movimento dos braços e sim o movimento dos braços e da corda devem ser acelerados para serem sincronizados com os saltos.

Abaixo outras dicas que irão auxiliá-lo no inicio do seu treinamento de pular corda:
• Relaxe os ombros e cotovelos e tente mantê-los perto de seu corpo.
• Mantenha as costas retas, com a cabeça erguida.
• Use seus punhos para fazer pequenos círculos e assim girar a corda.
• Pule o suficiente para que a corda passe entre seus pés e o solo.

Benefícios do Treinamento de Pular Corda

Condicionamento cardiovascular
Pular corda aumenta sua frequência cardíaca de forma igual e até mesmo superior a realização de saltos sem a corda [ref], considerando essa capacidade podemos dizer que essa atividade pode gerar melhoras da capacidade cardiovascular. Esse tipo de alteração já foi demonstrada com o treinamento de pular corda em atletas de voleibol [ref], em pessoas não atletas [ref] e também em crianças obesas [ref].

Combate a Osteoporose
No Japão pesquisadores [reffizeram ratos saltar para cima e aterrissar 40 vezes durante uma semana e isso gerou aumento da densidade óssea após 24 semanas e estes ganhos foram mantidos enquanto os saltos eram realizado cerca 20 ou 30 vezes por semana. Esse tipo de alteração na densidade mineral óssea também foi observada em mulheres na menopausa quando foram comparados exercícios de potência, como pular corda, com exercícios de força [ref].


Desempenho Desportivo
Em um estudo de 1998 [ref], foi demostrado que corredores que trocaram um terço de suas sessões de corrida por sessões de treinamento de pular corda tiveram melhorias significativas em suas velocidades de corrida na distância de 5Km. Esta melhoria ocorreu devido a melhoria das características neuromusculares e a na economia de corrida.

Coordenação
Pular corda pode melhorar a sua coordenação e o ritmo entre as mãos e os movimentos dos pés. Pesquisadores [ref] testaram os efeitos do treinamento de pular de corda na força, na coordenação e na propriocepção em atletas de vôlei do sexo. A conclusão foi de que a inclusão dos exercícios de pular corda  melhora a coordenação.

Assim podemos afirmar que a inclusão dessa “brincadeira de criança na nossa vida adulta pode trazer uma série de benefícios. Sendo assim. Vamos brincar!

Carlinhos
treinamentocarlinhos@gmail.com

Um comentário:

  1. Olá Carlinhos! Ótimo texto! Comprei uma corda tem mais ou menos 1 mês e já melhorei mto na técnica e velocidade! Odeio esteira então optei pela corda e estou adorando! O bom que levo pra qqer lugar e nunca fico sem treinar!
    Abraços!

    ResponderExcluir