terça-feira, 15 de julho de 2014

Dormir Pouco e Ganhar Peso

Uma das características do estilo de vida do nosso Ancestral Caçador Colete do período Paleolítico era o fato de que ele tinha noites de sono com uma duração bem maior do que a maioria das pessoas tem hoje.

Uma redução do número de horas de sono está associada com alterações fisiológicas que em longo prazo podem resultar em ganho de peso e obesidade.


Eles fizeram com 9 homens saudáveis [entre 20-40 anos] tivessem 3 noites de sono em um laboratório, cada uma dessas noites separadas por 2 semanas de intervalo. Na primeira noite eles não dormiram [tiveram uma privação total do sono], na segunda noite a duração do sono foi 4,5 horas e na terceira noite foram 7 horas de sono.

Após cada período de sono [ou sem sono] foram medidos os níveis de dois hormônios, Grelina e Leptina. A Grelina é um hormônio que estimula a sensação de fome quando nosso estômago está vazio, assim se os níveis desse hormônio aumentam sentimos mais fome. A Leptina tem uma função antagônica, quando seus níveis de elevam ela estimula a redução da ingestão de alimentos.

Os resultados demonstraram os seguintes resultados:
  • Após a noite com privação do sono os níveis de Grelina aumentaram 22% em comparação com 7 horas de sono.
  • Após uma noite com 4,5 horas de sono os níveis de Grelina tiveram um aumento menor em comparação com 7 horas de sono.
  • Os níveis de Leptina permaneceram inalterados.

Também foi medida a sensação de fome após os períodos de experimentação, nesse critério uma noite com privação total do sono ou uma noite com 4,5 horas de sono mostraram um aumento significativo em relação à mesma sensação após uma noite com 7 horas de sono.

Esses dados nós dão argumento para relacionarmos períodos de sono reduzidos com aumento das chances das pessoas ganharem peso e se tornarem obesas, principalmente quando isso estiver associado a uma alimentação inadequada.

Carlinhos

treinamentocarlinhos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário