quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Exercícios de Força e Exercícios Aeróbicos Juntos

Treinamento concorrente é o termo utilizado para quando atividades aeróbicas e exercícios de força fazem parte de um mesmo programa de treinamento, sejam estes realizados em sessões separadas ou na mesma sessão.



Nos últimos anos foram realizados uma série de trabalhos que avaliaram a influência do treinamento concorrente sobre diferentes aspectos do condicionamento físico e saúde. 



Vejamos o que dizem alguns desses trabalhos.

Dolezal e colaboradores 1998
30 homens saudáveis e ​​fisicamente ativos com média de 20 anos de idade participaram de um programa de treinamento que teve duração de 10 semanas e foram aleatoriamente colocados em dos 3 grupos que fizeram parte do estudo. grupo de treinamento aeróbico [TrA] fez 3 sessões de corrida por semana, o grupo de treinamento de força  [TrF] fez 3 sessões por semana de exercícios de força com pesos livres e o grupo de treinamento combinado [TrC] fez 3 sessões por semana dos dois treinamentos realizados no mesmo dia. Antes e depois das 10 semanas foram avaliadas a porcentagem de gordura corporal [PG], potência aeróbica máxima [PA] e a força máxima [FM]. 
Os 3 grupos apresentaram reduções no PG, na comparação entre os grupos a maior redução do PG foi no grupo TrC. A PA somente mostrou melhoras no grupo de TrA. A FM somente aumentou nos grupos TrF e TrC, 
Os autores concluíram que o TrF melhora a FM e o PG, que o TrA melhora a PA e o PG e que o TrC gera alterações na PA, na FM e no PG para indivíduos jovens. Porém as alterações na FM do TrC são menores do que no TrF e as alterações na PA do TrC são menores do que no TrA.

Häkkinen e colaboradores 2003
Neste trabalho foi demonstrado que tanto o treinamento somente de força [TF] realizado 2x/semana quanto o treinamento de força combinado com treinamento aeróbico [TFCA] realizado 4x/semana [2x exercícios de força e 2x exercícios aeróbicos] são capazes de gerar alterações na força máxima dinâmica, força máxima isométrica [estática] e hipertrofia muscular [aumento da massa muscular].
Após 21 semanas de treinamento os autores concluíram que o treinamento aeróbico não interfere no desenvolvimento de força e nem na hipertrofia gerada pelo treinamento de força.

Sillanpää e colaboradores 2009
Este estudo teve como objetivo avaliar a influência do treinamento de força isolado [TF], do treinamento aeróbico isoladao [TA] e do treinamento combinado [TFCA] sobre fatores de risco para problemas metabólicos de homens entre 40 e 50 anos. O grupo TF e o TA treinaram 2x/semana, enquanto o grupo TFCA treinou 4x/semana [2x TF e 2x TA].
A pressão arterial sistólica e diastólica diminuíram significamente no grupo TF e TA, mas não ocorreu alteração nessa variável para o grupo TFCA. Os níveis de glicose e insulina em repouso durante o teste de tolerância oral a glicose não foram diferentes entre os grupos. Ocorreram pequenas mudanças nos lipídios e lipoproteínas no sangue em todos os grupos.
Os autores concluíram que tanto o TF quanto o TA podem melhorar a saúde metabólica e que o TFCA não gera alterações complementares.

Ghahramamloo e colaboradores 2009
Um total de 27 indivíduos foram divididos aleatoriamente em um dos três grupos que faziam parte deste estudo. O primeiro grupo foi de treinamento aeróbico em esteira [TA], o segundo grupo foi de treinamento com pesos [TF] e o terceiro grupo combinou as duas formas de treinamento [TC]. Todos os grupos treinaram durante 8 semanas. 
Os perfis de lipoproteínas de alta densidade e de baixa densidade melhoram significativamente nos grupos TA e TC, mas não no grupo TF.  Os valores de triglicerídeos e colesterol total melhoram significativamente nos três grupos de treinamento. Massa de gordura total diminuiu significativamente nos grupos TA e TC, mas não no grupo TF, enquanto a massa magra aumentou significativamente nos grupos TF e TC, mas não no grupo TA. 
Estes resultados indicam que a TC pode ser usado para melhorar simultaneamente o perfil sanguíneo de lípidos e a composição corporal em homens jovens aparentemente saudáveis e não treinados.

O objetivo deste estudo foi determinar a freqüência ideal de treinamento aeróbico e de resistência combinados para melhorar a força muscular [FM], a aptidão cardiovascular [AC] e tarefas funcionais [TFun] em mulheres com mais de 60 anos. 63 mulheres foram aleatoriamente colocadas e um dos três grupos de treinamento físico que fizeram parte do estudo. Os indivíduos do grupo 1 [G1], do grupo 2 [G2] os indivíduos realizaram 2 sessões de treinamento de força [TrF] e 2 sessões treinamento aeróbico [TrA] por semana e as pessoas do grupo 3 [G3] realizaram 3 sessões de TrF e 3 sessões TrA por semana. O período de treinamento teve duração de 16 semanas.
Ocorreram mudanças significativas na FM, AC e TFun nos três grupos. Porém o fato de realizar 1, 2 ou 3 sessões de cada treinamento não gerou alterações diferentes entre os grupos.

Schumann e colaboradoes 2014
Este trabalho investigou os efeitos da ordem do treinamento de força [TF] e do treinamento aeróbico [TA] dentro da mesma sessão de treinamento sobre o tempo de exaustão no teste de bicicleta [TE], sobre a potência aeróbica [PA], sobre a força máxima [FM], sobre a composição corporal [CC] e sobre os lipídios no sangue [LS].
34 homens jovens, saudáveis e fisicamente ativos treinaram de 2-3 vezes por semana durante 24 semanas e foram divididos em 2 grupos. O primeiro grupo fazia primeiramente o TA e depois o TF [TA+TF] na mesma sessão e o segundo grupo fazia primeiramente o TF e depois o TA [TF+TA]. 
O TE, a PA e FM aumentaram entre 12-15% para o grupo TA+TF e 16-17% para o grupo TF+TA, essas diferenças entre os grupos não foram significativas.
Ambos os grupos aumentaram a massa magra total [ 3% TA+TF e 3% TF+TA], a quantidade de massa muscular [ 14% TA+TF e 16% TF+TA] e não ocorreram mudanças significativas nos LS nos dois grupos.
Os resultados mostraram que com uma frequência moderada [2-3 vezes por semana] de um treinamento com a combinação de TA+TF ou TF+TA gera  melhorias significativas na aptidão física e massa corporal magra. Como não foram observadas diferenças entre os grupos, estes resultados indicam que a ordem de de execução do TF e TA dentro da sessão de treinamento não afeta as adaptações em jovens saudáveis e ativos fisicamente.

Esses estudos nos permitem as seguintes conclusões sobre a combinação de treinamento de força [TrF] e treinamento aeróbico [TrA] em uma mesmo programa de treinamento:

  • É capaz de gerar resultados positivos para a aptidão física e na composição corporal.
  • Pode trazer resultados positivos para jovens e idosos de ambos os sexos.
  • O TrA não gera interferência negativa sobre os ganhos de massa muscular gerados pelo TrF.
  • Apresenta a mesmo potêncial de melhora na saúde metabólica que os TrF e TrA realizados isoladamente.
  • A combinação do TrF e TrA na mesma sessão não impossibilita alterações positivas.
  • A ordem do TrF e TrA dentro da mesma sessão não altera os resultados possíveis.
  • Para pessoas jovens pode gerar alterações na força muscular menores do que as geradas pelo TrF isolado,
  • Para pessoas jovens pode gerar alterações na capacidade aeróbica menores do que as geradas pelo TrA isolado.
  • Pode ser mais efetiva na redução do percentual de gordura.
  • Em idosos 1 sessão de cada tipo de treinamento por semana pode ser efetiva para melhoras na aptidão física e composição corporal.


Carlinhos
treinamentocarlinhos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário