quinta-feira, 8 de outubro de 2015

O preço de um tênis garante nossa satisfação e segurança?

Olhe os dois modelos de tênis de corrida e seus preços que aparecem abaixo. E responda duas perguntas. Qual deles você compraria para iniciar um programa de treinamento de corrida? Qual dos dois modelos você acredita que iria deixa-lo(a) mais satisfeito?





Caso sua escolhe tenha sido pelo modelo mais caro leia o texto que segue e tenha uma surpresa.

Existe um site chamado Run Repeat, este site é uma plataforma onde corredores e especialistas fazem revisões sobre calçados de corrida (clique aqui para ver uma dessas revisões). Ele tem como objetivo gerar transparência no mercado fornecendo aos corredores acesso livre a suas revisões, suas listas de classificações e a suas comparações entre modelos e assim, possibilitar que a comunidade de corredores possam fazer suas escolhas. Eles dizem ser 100% independentes, não costumam recomendar nenhum modelo, marca ou loja.

Recentemente eles publicaram um trabalho (link) onde foram analisadas 134.867 revisões de tênis de corridas que representaram 391 modelos de 24 fabricantes. Nesse estudo eles relacionaram duas variáveis, o preço do tênis e a nota (ranking ou grau de satisfação) que ele recebeu em cada revisão. Essa nota vai de 0 até 100, sendo que 80 pontos ou mais representam uma boa classificação, entre 80 e 60 pontos temos um classificação regular e abaixo de 60 temos a classificação ruim. Clique aqui para ver o ranking completo dos 391 modelos.

O gráfico abaixo mostra o resultado que os autores consideram o mais importante. Ele demonstra que não existe correlação estatística entre o valor do tênis e quão bem ele é classificado. E se uma análise de regressão é feita o resultado demonstra que os tênis de menor preço são os mais bem classificados.



Os 10 modelos mais baratos tiveram uma classificação média de 86 pontos com um preço médio de US$ 61,00. Os 10 modelos mais caros deixam os corredores 8,1% menos satisfeitos com uma classificação média de 79 pontos. Como observam os próprios autores é importante considerar que quanto mais caro você paga por um produto maiores serão suas expectativas em relação a qualidade e desempenho. Portanto, poderá ficar desapontado mais facilmente. Então, se você gastar mais em um tênis de corrida, você logicamente espera estar comprando um produto melhor.



Além do valor não garantir maior satisfação com o tênis de corrida algumas informações mostram que ele também não garante menor impacto vertical durante o contato do pé com o solo e não diminui o risco de lesão. Em 1894 um estudo realizado em Berna na Suíça demonstrou que os corredores que utilizavam calçados mais caros tinham 123% mais chances de lesão. Se você quiser ler mais sobre esse tema clique aqui.

Essas informações mostram que a sua maior preocupação e seu maior investimento deve ser na técnica de corrida e em um planejamento adequado de treinamento, pois o equipamento mais importante para uma corrida é o corredor, não o tênis que usa ou a roupa que veste.

Abração...Carlinhos

treinamentocarlinhos@gmail.com

2 comentários:

  1. Carlinhos, eu comprei o primeiro tenis que postou.
    Meus treinos de corrida até melhoraram.
    Iara.

    ResponderExcluir
  2. Fico muito contente em participar de alguma forma dessa melhora..grande abraço.

    ResponderExcluir