quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Exercício, Trabalho e Negócios.

Em novembro de 2015 escrevi uma postagem com o título de Exercício, Estilo de vida, Família e Negócios, nela tornar o exercício e um estilo de vida saudável como prioridade em relação a outros aspectos de nossa vida. Mas é óbvio que é necessário um equilíbrio entre todas as nossas prioridades e cada um de nós tem o livre arbítrio de considerar um ou outra como as mais importantes.

Recentemente através do Facebook recebi de um grande amigo a recomendação de leitura de um texto escrito por Josh Steimle, empresário do ramo de marketing (www.mwi.com) e colaborador do site Entrepreneur.

O texto recomendado se chama Why Exercising Is a Higher Priority Than My Bussiness, fiz uma tradução e agora apresento para vocês. Resolvi publicar esse texto, pois ele trata de um dos aspectos abordados na postagem Exercício, Estilo de vida, Família e Negócios, a relação entre exercício e trabalho.


Boa leitura!


Por que o exercício é uma prioridade maior do que o meu negócio!?

Existe uma atitude prevalente entre os empresários de que os negócios sempre vem em primeiro lugar, independente do tipo de negócio. É uma prioridade que supera todo o resto, incluindo a família, os amigos e especialmente a saúde.

Eu vi os empresários sacrificarem todas essas coisas, às vezes com consequências trágicas, para se concentrar em fazer que seus negócios sejam bem sucedidos. Eu também fiz isso, embora eu tenha sido um sortudo. Durante os anos que eu fiz do meu negócio a minha maior prioridade (minha esposa estava ao meu lado), isso não me causou nenhum dano permanente em relação as minhas amizades (embora eu certamente não nutrido nenhuma delas) e também não morri.

Não é a ganância que nos motiva como empresários. Seria difícil justificar os sacrifícios que fazemos mesmo que a única recompensa seja o dinheiro. Dólares se tornam meros pontos em uma espécie de jogo. O que é realmente se está fazendo é construir algo grande, fazer algo que importa e tentar mudar o mundo. Isso é o que torna tão fácil de jogar outras coisas fora. Mas é um erro. 

Agora eu sei disso! E é por isso que hoje eu me importo mais com o exercício do que com o meu negócio. Mas não é fácil.


Eu tenho um negócio em crescimento, com 14 colaboradores. Estes homens e mulheres confiam em mim para garantir que seus salários serão pagos no final do mês, que os benefícios estarão disponíveis para eles e suas famílias e que os obstáculos serão removidos para que eles possam fazer o seu trabalho. Tenho cerca de 40 clientes, que estão dependendo de mim para se certificar de que os resultados que irão ajudar os seus negócios a crescer serão obtidos.

Isso se soma a uma série de tarefas e muita pressão. Em um determinado dia acontecem 100 coisas importantes que eu deveria dar atenção, 50 dos quais também são urgentes, mas não há nenhuma maneira que eu possa fazer mais de 10 dessas coisas. E ainda a cada semana eu dedico pelo menos 10 horas para o exercício físico.

Eu organizo meus treinamentos durante a jornada de trabalho e priorizo o exercício e não as minhas atividades de trabalho. Existe alguma flexibilidade, mas se houver um conflito, como uma reunião com um cliente, eu vou primeiramente tentar remarcar a reunião. Eu faço isso porque eu e minha empresa podemos sobreviver as consequências da troca de horário de uma reunião com um cliente, mesmo que isso signifique perder esse cliente. Mas se eu começar a “matar” os treinos, eu vou começar a faltar aos treinamentos de forma rotineira, e uma vez que eu comece a faltar aos treinamentos, eu estarei perto de parar o programa de treinamento completamente.

Se eu parar de me exercitar, então minha saúde irá declinar. Com a perda da saúde física minha produtividade no trabalho vai diminuir. Ficarei deprimido. Perderei a motivação para fazer as coisas que fazem meu negócio prosperar. Eu aprendi em primeira mão que a excelência em uma área da minha vida promove a excelência em todas as outras. O exercício é a área mais fácil de controlar na minha vida. É fácil de medir. Eu treino ou não treino. Quando eu treino, ele se coloca a frente todas as outras áreas da minha vida, incluindo o meu negócio.

Por um longo tempo, eu estava enganado em pensar que, se o meu negócio não era a prioridade número um, então isso significava que eu não estava fazendo tudo o que eu poderia fazer para torná-lo bem sucedido. Esta é uma maneira compreensível de pensar, mas esta completamente errada.

Se a minha vida é composta de 10 prioridades, não é tão simples tornar o negócio a prioridade número dois e o exercício a número um e esperar que com que isso o negócio se beneficie. O truque é descobrir qual ordem de prioridades fornece o benefício global máximo.

Por exemplo, quando me exercito, isso faz com eu cumpra melhor cada um dos papeis que eu tenho, seja como marido, pai, amigo ou empresário. Se eu tivesse que parar de me exercitar porque eu senti que ser um bom empresário é uma prioridade maior, em seguida, ironicamente, eu iria acabar um empresário pior do que eu era quando ser empresário era uma prioridade menor. Colocar exercício em primeiro lugar cria um “círculo de vitória”.


A medida que meu negócio cresce, vejo membros da minha equipe cair na mesma armadilha. É por isso que estamos trabalhando para instituir incentivos para a saúde, e por isso que eu não tenho vergonha de falar sobre o tempo em que colocava o negócio em primeiro lugar. Eu sei que, se meus membros da equipe colocarem o exercício e a saúde na frente se seus de seus empregos, eles poderão trabalhar menos horas, mas eles vão se sentir melhor em relação a si mesmo, terão mais vidas completas e eles irão produzir melhores resultados com as horas que eles dedicam ao trabalho.

Carlinhos
treinamentocarlinhos@gmail.com
contatometodoevolutivo@gmail.com

Um comentário:

  1. Bom dia Carlinhos, mas uma vez parabéns pela postagem...Já passei pelas mesmas coisas, mas atualmente tenho dedicado no mínimo 5 horas de atividades físicas por semana, quando sobre tempo chego a 8 horas semanais....e procuro fazer no início da manhã, assim se acontecer algum imprevisto profissional a atividade já foi feita, o que garante a regularidade nos exercícios...um grande abraço!

    ResponderExcluir