terça-feira, 1 de outubro de 2013

Exercício em Jejum


O canal Sportv divulgou uma reportagem sobre fazer exercício em jejum...
Você pode ver a vídeo no link abaixo...

http://globotv.globo.com/sportv/sportvnews/v/eu-atleta-saiba-as-complicacoes-de-praticar-exercicio-fisico-em-jejum/2851774/

Resolvi comentar essa reportagem, pois considero que um órgão de imprensa com uma grande capacidade de alcance deveria passar as informações mais corretas possíveis e não somente um lado da verdade!

Podemos dizer que existem dois tipos de dieta:

A dieta tradicional recomendada pela maioria dos nutricionista e médicos que é predominante em carboidratos e reduzida em gordura. Em inglês são chamada de low fat [LF].

E a dieta fundamentada na nossa evolução e na ciência baseada em evidência, que ainda é recomendada por poucos nutricionistas e médicos, em inglês chamadas de low carb high fat [LCHF].

Quando uma pessoa faz uma dieta LF sua produção de energia se dá através da utilização da glicose [açúcar]. Já uma pessoa que faz uma dieta LCHF terá sua produção de energia suprida através da gordura [corpos cetônicos].

A regulação dos níveis de glicose sanguínea é extremamente importante para nosso organismo, o aumento nos níveis de glicose sanguínea [hiperglicemia] pode ser prejudicial aos rins, a visão, ao coração e também colabora para a obesidade. Por sua vez um nível muito baixo de glicose sanguínea [hipoglicemia] pode levar a perda de consciência e até convulsões.

Uma pessoa com dieta LF evita hipoglicemia através de uma ingestão "constante" de alimentos que elevam a glicose no sangue, os carboidratos. Essa ingestão geralmente é feita de 3 em 3 horas, assim não ocorre hipoglicemia, mas ocorre pode hiperglicemia [que não é nada bom para saúde].

Uma pessoa com dieta LCHF evita hipoglicemia através de um processo chamado gliconeogênese, que é produção de glicose através de outras substâncias como as gorduras. Ou seja, o nível de glicose no sangue será mantido através do metabolismo das gorduras e não através da ingestão de alimentos ricos em carboidratos. Uma informação importante é que isso necessita de uma adaptação [cetoadaptação] de pelo menos 4 semanas em uma dieta LCHF.

Assim temos o seguinte quadro...

Dieta LF e exercício em jujem = provavelmente essa pessoa terá hipoglicemia durante o exercício! 
Isso ocorre pois o metabolismo dessa pessoa não é capaz de manter os níveis de glicose sanguínea sem a ingestão "constante' de carboidratos. Ocorre também porque o exercício diminui o nível de glicose no sangue para gerar a energia que será utilizada pelos músculos.
Essa pessoa pode, dependendo do tipo de exercício, utilizar proteína muscular para produção de energia, e assim corre o risco de ter redução da massa muscular.

Dieta LCHF e exercício em jejum = não vai acontecer nada de ruim!
Essa pessoa mantêm o nível de glicose sanguínea através do metabolismo das gorduras [corpos cetônicos] e dessa forma não necessita da ingestão "constante! de carboidratos para manter a glicose no sangue e evitar hipoglicemia. Como essa pessoa possui um nível alto de corpos cetônicos, e os corpos cetônicos evitarão a perda de massa muscular. 

Para que vocês tenham uma ideia eu costuma tomar "café da manhã" [na maioria das vezes 4 ovos, brócolis ou couve-flor e meio abacate] por volta das 06:00 e treino normalmente entre 12:00 e 13:00 e somente após o treino como alguma coisa. Ou seja, são normalmente 6 horas de jejum antes de treinar e nunca me sinto mal ou perco a consciência.
Importante lembrar que eu sou cetoadaptado.

Normalmente meus treinamento são bem intensos, vocês podem ver um exemplo aqui.

Vou contar sobre minha última corrida de 5km. Participei da prova de aniversário do clube SOGIPA em Porto Alegre, a largada foi as 09:00 de 18/8/13. No sábado jantei por volta das 21:00 e foi uma refeição LCHF. Domingo acordei e fui para o clube, sem comer nada! Resultado 5km em 19 minutos, 20° colocado no geral [link do resultado aqui] e 2° colocado na categoria 40-44 anos [link do resultado aqui].

Bem! Posso dizer que a reportagem não passou para o público toda a verdade. Realmente uma pessoa com uma dieta tradicional [LF] rica em carboidratos e nos "saudáveis" grãos integrais pode ter complicações na prática de exercício em jejum, porém ela pode ter complicações ainda maiores com a saúde mantendo essa dieta. Já uma pessoa com uma dieta LCHF não terá problema algum fazendo exercício em jejum e muito menos problemas com a saúde.

Para finalizar! Vocês imaginam que nosso ancestral caçador-coleto,  que acordava com fome, fazia algum tipo lanche antes de sair para seu "exercício" [caçar]! Se ele tivesse algo para comer não ia caçar!

Abraços...Carlinhos  

Um comentário:

  1. Carlinhos, eu assino embaixo seus comentários.....faço natação todos os dias as 7h da manhã em treinos muito fortes, de 2mil metros com tiros de velocidade 50, 100 e 200m intercalados com descansos de no máximo 1 minuto........e tudo isso apenas com 01 xícara de café e o jantar do dia anterior, ou seja, cerca de 10 horas em jejum

    ResponderExcluir