segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Jejum é bom ou ruim?

Olá Galera!

No dia 01 de outubro escrevi uma postagem sobre exercício e jejum [veja aqui]. Nela eu expliquei que é possível sim fazer exercício em jejum sem ter prejuízos, como hipoglicemia ou desmaios.

Hoje vou iniciar uma série de postagens sobre o tema jejum! Para começar resolvi testar a hipótese de que se eu fizesse exercícios em jejum eu não teria o mesmo rendimento, teria hipoglicemia ou iria desmaiar!

Antes de falar iniciar o experimento resolvi dar uma olhada em trabalhos que tivessem avaliado o desempenho em exercícios aeróbicos, anaeróbicos e de força em estados de jejum. Vamos ver três deles...

Running to maintain cardiovascular fitness is not limited by short-term fasting or enhanced by carbohydrate supplementation. Schisler JA, Ianuzzo CD. 2007 [veja aqui]
Neste estudo foi avaliado o desempenho em exercício aeróbico com intensidade de  70% VO2max por 90 min sob três condições nutricionais [alimentados, em jejum de 16 a 18 h e jejum mais CHO]. A sensação psicossomática , as alterações fisiológicas e metabólicas indicaram que o exercício aeróbico para mais de 90 min não é limitado pelo jejum de 16 a 18 h ou aprimorado por suplementação de carboidrato.

Influence of fasting on carbohydrate and fat metabolism during rest and exercise in men.
Knapik JJ, Meredith CN, Jones BH, Suek L, Young VR, Evans WJ. 1988 [veja aqui]
Neste trabalho os autores avaliaram a capacidade de exercício até a exaustão de 8 soldados após uma noite de jejum ou após 3 dias de jejum. Os resultados demonstraram que não houve diferença no desempenho após os períodos de jejum.

Influence of a 3.5 dau fast on physical peformance. Knapik JJ, Meredith CN, Evans WJ. 1987 [veja aqui]
Foi avaliada a influência de 3,5 dias de jejum sobre a força, desempenho aeróbico e anaeróbico de soldados. A comparação do desempenho em jejum com o desempenho em estado alimentado não apresentou nenhuma redução significativa.

Bem! Considerando essas informações resolvi testar o lance de fazer exercício em jejum. Comecei fazendo jejum de 5-7 horas antes do treinamento e mantive essa rotina por cerca de 4 semanas. Não percebi diferença no desempenho, não senti sinais de hipoglicemia ou desmaiei.

Depois disso. passei por uma período de 2 semanas fazendo jejum de 14-16 horas antes do treino. Não percebi diferença no desempenho, não senti sinais de hipoglicemia ou desmaiei.

Por fim, entre o dia 27 e 28/10 testei um período de jejum de 24 horas antes do treinamento. E como nas vezes anteriores não percebi diferença no desempenho, não senti sinais de hipoglicemia ou desmaiei.

Por fim! O resultado deste teste mostra que é possível fazer exercício em jejum!

Tá legal Carlinhos! Mas qual o motivo de fazer exercício em jejum? Essa é uma pergunta importante.

Segundo o autor Brad Pilon [www.eatstopeat.com] a realização de jejum pode trazer uma série de benefícios para a saúde, entre eles temos:

  • Diminuição da gordura corporal e peso corporal
  • Manutenção da massa muscular esquelética
  • Diminuição dos níveis de glicose no sangue
  • Diminuição dos níveis de insulina e aumento da sensibilidade à insulina
  • Aumento da oxidação de gordura
  • Diminuição da inflamação crônica sistêmica

Mas existem uma série de informações que nos levam a pensar no jejum como uma ação negativa, como:

  • Se você comer várias vezes por dia, você vai aumentar seu metabolismo
  • Coma várias refeições por dia para controlar sua fome
  • Coma várias pequenas refeições para manter seus níveis de glicose sanguínea
  • Jejum coloca o corpo em um estado de fome
  • É importante ingerir proteínas a cada 2-3 horas
  • Jejum causa perda de massa muscular
  • Jejum aumenta os níveis de cortisol [hormônio do "estresse"]
  • Se você treinar em jejum vai perder massa muscular
  • Não deixe de tomar café da manhã, é a refeição mais importante

Minha intenção é discutir esses temas em outras postagem!

Grande abraço....Carlinhos







2 comentários:

  1. Faço páleo desde julho e há um mês jejum intermitente. Hoje fiz meu primeiro teste de exercício em jejum: meia maratona após 12hs jejuando, e somente bebendo água durante a prova. Não senti qualquer "fraqueza" ou efeitos diversos. Quanto ao rendimento não posso dizer pois acompanhei minha esposa durante a prova em ritmo mais leve que o meu usual. Posteriormente farei o teste em uma prova menor mas seguindo o meu ritmo para ver o resultado.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para vocês dois por completarem essa distância. Você poderá perceber que o desempenho não muda muito, mas é importante lembrar que o desempenho pode ser afetado por outros fatores. Muito obrigado por ser mais um exemplo real das afirmações teóricas que faço no blog.

    ResponderExcluir