quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Treinamento Intervalado de Alta Intensidade e o Coração



Conheço uma família já faz algum tempo...onde além de amigos...um dos componentes da família é meu colega de trabalho...outro é meu aluno...e outro já foi meu aluno...

Alguns meses atrás um dos componentes da família...o que não mais meu alunos, mas continua sendo meu amigo...teve um infarto agudo do miocárdio...passado todo o período hospitalar o médico lhe indicou a prática de caminhada...


Resolvi escrever essa postagem motivado pela intenção de passar a melhor informação possível sobre qual o tipo de exercício mais efetivo para ser executado por uma pessoa que já sofreu um infarto ou qualquer outro problema cardíaco...então vamos lá!


A revista Exame mostra um reportagem onde o exercício é confirmado como uma forma efetiva de tratamento para infarto...veja aqui...


Em outra reportagem que encontrei na internet...veja aqui...são recomendados exercícios aeróbicos de baixa intensidade, 30 minutos por sessão, 5 vezes por semana, já que que menos que isso os resultados não são efetivos...diz o médico consultado.


No site do ministério do esporte...veja aqui...encontrei um texto falando sobre a necessidade da realização de atividades leves, como caminhadas.


A reabilitação cardíaca através do exercício normalmente é feita através de treinamentos contínuos com intensidade entre 50-80% da capacidade aeróbica máxima, como é recomendado pelo College of Cardiology Foundation/American Heart Association. Porém esse tipo de treinamento gera alterações modestas no nível de saúde dos participantes envolvidos, como demonstram os resultados de um trabalho realizado em 2009 [veja aqui] ou é incapaz de gerar alterações significativas na mortalidade ou número de hospitalização de pacientes com Insuficiência Cardíaca [IC] [veja o trabalho que mostrou esses resultados aqui].


Quando foi estudado o efeito de 12 semanas de treinamento intervalado de alta intensidade [períodos de esforço de 4 minutos em intensidade de 90-95% da capacidade aeróbica máxima intercalados com períodos de repouso de 3 minutos] e comparado com o treinamento continuo, o treinamento intervalado de alta intensidade foi mais efetivo para melhora da capacidade aeróbica máxima [veja o trabalho aqui].


Uma questão importante que deve ser considerada é sabermos se o treinamento intervalado de alta intensidade é segura para pessoas com problemas cardíacos! Uma dica para a resposta dessa questão é o trabalho que vou citar a seguir.


Effect of acute high-intensity interval exercise on postexercise biventricular

function in mild heart failure [veja o artigo aqui]

Foram estudos 12 pacientes não-isquêmicos [sem obstrução das artérias coronárias] com insuficiência cardíaca média [ICM] que é uma condição em que o coração perde a capacidade de bombear sangue suficiente para os tecidos do corpo. Com pouco sangue sendo entregue, os órgãos e outros tecidos não recebem oxigênio  e nutrientes suficientes para funcionar corretamente.

Para determinar como o exercício intervalado de alta intensidade afeta o coração desses pacientes foi estudado, entre outras variáveis, o volume sistólico final.

Volume Sistólico Final [VSF] - Que é o volume de sangue que permanece no ventrículo após a sistole. Normalmente entre 50-60ml, podendo chegar a 10-30ml. Ventrículos são as câmaras do coração que ejetam o sangue para a circulação. Sistole é o momento de contração dos ventrículos que faz com que o sangue seja ejetado do coração. Assim quando maior for o VSF menor será a capacidade do coração de ejetar sangue, como acontece na IC.

Após a realização de exercício intervalado de alta intensidade essa e outras variáveis cardíacas não foram afetadas negativamente, fazendo com que os autores concluíssem que sob a supervisão adequada pacientes com IC podem realizar exercícios intervalados de alta intensidade, já que o mesmo apresenta melhores resultados do que o treinamento contínuo de intensidade fraca-moderada e pode ser seguro da mesma forma.

Assim...podemos dizer que pacientes em reabilitação cardíaca agora possuem uma alternativa mais efetiva de treinamento do que vinha sendo recomendado até agora.

Abraços...Carlinhos!




6 comentários:

  1. Ocorreu um erro de digitação no ano do trabalho. "...como demonstram os resultados de um trabalho realizado em 2099...".

    ResponderExcluir
  2. Na tua opinião, qual horário do dia/noite você julga ser o melhor para um Treinamento Intervalado de Alta Intensidade?

    ResponderExcluir
  3. Bem essa resposta não é muito simples...deveríamos considerar uma série de fatores...por exemplo uma pessoa que tenha a intenção de emagrecimento, tenha iniciado uma dieta lowcarb...poderia ter grandes benefícios como o treinamento pela manhã em jejum..pois dessa forma potencializaria a gasto de gordura...
    eu por exemplo por questões de horários de trabalho e rotina de alimentação treino ao meio-dia....caso uma pessoa queira treinar a noite somente devemos organizar a rotina de alimentação e treino...Abraço

    ResponderExcluir
  4. Excelente artigo.

    Já vi vários artigos científicos falando sobre o treinamento intervalado de alta intensidade, inclusive o que você citou no artigo. Os benefícios são muito bons.

    ResponderExcluir