segunda-feira, 26 de maio de 2014

Fantástico! Informação Equivocada!

No site da Rede Globo de televisão vocês podem encontrar uma reportagem [link] sobre uma matéria que foi ao ar no programa Fantástico de 25/5/14. A matéria fala sobre dois irmãos gêmeos que fizeram uma experiência, onde um comeu durante um período uma dieta rica em gorduras e pobre em carboidratos [low carb] e outro uma dieta rica em carboidratos e pobre em gorduras [low fat].

Essa matéria apareceu primeiro na BBC [link] no inicio deste ano. O médico Sueco Andreas Eenfeldt em 31 de janeiro postou em seu site uma matéria [link] em que faz uma série de comentários sobre esse experimento. Hilton de Souza do blog Paleo Diário fez uma tradução deste artigo [link] e agora coloco para vocês lerem. 



Açúcar x Gordura na BBC: Qual é o pior?

Artigo traduzido por Hilton Sousa.

Açúcar ou gordura, qual é o pior? Essa é a questão no documentário da BBC "Açúcar x Gordura", que foi ao ar outro dia. E fazia muito tempo que eu não recebia tantos emails pedindo comentários!

É uma configuração interessante. Dois gêmeos idênticos - ambos médicos - entram numa dieta por um mês. Um, em uma dieta extremamente pobre em gorduras, outro numa dieta extremamente pobre em carboidratos (nem verduras são permitidas!).
Infelizmente, eles acabam basicamente "confirmando" as suas idéias preconcebidas. Pronto? Aqui vai o resumo da história:

Resultado
Obviamente, quando só há uma pessoa em cada braço da dieta, o acaso tem um papel enorme. Mas eu acho que os resultados foram mais ou menos o que poderia ser esperado. Minhas objeções são mais voltadas às explicações ignorantes (ou dramatizadas para a TV).

Peso
As primeiras coisas, primeiro. Ainda que ambos irmãos estivessem razoavelmente em forma ao iniciar, o irmão low-carb perdeu mais peso: 4kg, versus apenas 1kg do irmão low-fat.
Como estudo após estudo mostra uma maior perda de peso numa dieta low-carb, isso não deveria ser surpresa. A perda de gordura foi de 1.5kg no low-carb (um bom resultado em 1 mês) e 0.5kg no low-fat. A maior parte do resto da perda foi provavelmente água. Em uma dieta low-carb muito estrita, você perde rapidamente 1 ou 2kg em glicogênio e água.

Quanto de massa muscular os participantes perderam (se é que perderam) é impossível saber, visto que o BodPod (N.T.: o aparelho usado para a medição) só mede a massa de gordura versus a massa não-gordura (incluindo água).

Função cerebral
Para testar a função cererbral dos irmãos, os produtores escolheram fazê-los comprar e vender ações com dinheiro de mentira.
Isso mostra que o produtor é ignorante ou está apenas interessado num show dramático. Por quê? Porque negociação de ações a curto-prazo - sem informação privilegiada ou outros truques ilegais - é um jogo de azar simplesmente. Já foi convincentemente mostrado que um macaco treinado tem 50% de chance de ganhar de um operador de ações com educação formal. Por quê? Porque é aleatório.
Em outras palavras, o teste é um lixo, mas o irmão low-fat venceu (qualquer um dos dois tinha 50% de chance de ter vencido).

Mais interessante e relevante é que o irmão low-carb reclama de se sentir "com a cabeça pesada". Eu tenho certeza de que ele foi honesto. Entrar numa dieta extremamente low-carb - sem nem verduras - pode resultar sim em problemas de concentração, etc, por uma semana ou mais, antes que o corpo e o cérebro se adaptem a queimar gordura e corpos cetônicos.
Esse problema pode ser parcialmente resolvido aumentando a ingesta de fluidos e sal. E depois de uma ou duas semanas, normalmente ele passa. (Nota do tradutor - 90% desse blog foi escrito com menos de 50g de carbs por dia - julgue se isso prejudiou a minha função cerebral).

Exercício
Para testar a capacidade deles se exercitarem, os irmãos fazem "longas sessões de bicicleta morro acima". O irmão low-carb previsivelmente perde feio.
Por quê? Duas coisas: o corpo precisa de semanas ou às vezes meses para se adaptar a exercício de alta intensidade, usando majoritariamente gordura e corpos cetônicos. E mesmo assim você ainda pode precisar de carboidratos para esportes explosivos e anaeróbicos como esse.
Eu entrevistei o Dr. Peter Attia, que corre com sua bicicleta tranquilamente por horas, em uma dieta muito pobre em carboidratos. Mesmo ele usa um pouco de amido de liberação lenta para maximizar a performance de suas longas sessões de treinamento:

Diabetes
Finalmente, a cereja no bolo (da diabetes). O doutor afirma que o irmão low-carb tornou-se "quase" pré-diabético comendo low-carb! A palavra "quase" deveria ser na prática interpretada como "não". Eu me pergunto se o doutor conhece a base sobre low-carb e diabetes. De fato, me pergunto quanto ele conhece de diabetes.
O irmão low-carb tem uma glicose de 5.1 antes da dieta (normal) e uma glicose de 5.9 depois da dieta (normal). Você percebeu a palavra "normal" duas vezes ? Sim, é isso mesmo - um glicose em jejum de até 6.0mmo/L é considerada normal, ao menos na Suécia (nota do tradutor: a unidade de medida utilizada na Europa é diferente da nossa - percisa multiplicar por 18). Ela também varia significativamente de um dia para o outro. Se testássemos a glicose em jejum do próprio médico, ela poderia ser 5.9 hoje e 5.1 amanhã.

O resultado poderia ser devido ao acaso, mas a glicose em jejum às vezes fica levemente mais alta numa dieta LCHF (leia http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2013/09/por-que-glicemia-de-jejum-pode-aumentar.html) , enquanto os níveis de glicose durante o dia (após as refeições) é muito menor. Isso é provavelmente porque o corpo está adaptado a queimar gordura e então a necessidade de queimar glicose em jejum é mais baixa. Então você não tem a mesma "queda" nos níveis de açúcar, quando em jejum.

Eles também fizeram testes de tolerância à glicose - um teste muito mais relevante. Mas o resultado do irmão low-carb nunca é mencionado. Eu acho que estava normal.

O fato de que a diabetes é efetivamente tratada com uma dieta low-carb deveria nos dizer tudo o que precisamos saber. Você não desenvolve diabetes tipo 2 ao comer uma dieta que pode curar a diabetes. E você certamente não desenvolve diabetes tipo 2 (fortemente correlacionada à obesidade) perdendo 4kg de peso excessivo em 1 mês.

RESUMO
O documentário conclui que não é sobre gordura ou açúcar, e sim sobre evitar comidas processadas com ambos, açúcar e gordura, nela. Eu tenho certeza que essa estratégia funcionaria bem para esses dois irmãos razoavelmente em forma. É um excelente início. Mas não é suficiente para todo mundo.

Em pessoas com obesidade e diabetes, estudos convincentemente mostram que dietas low-carb são mais efetivas.

Finalmente, enquanto uma dieta low-carb super estrita não é necessária para todo mundo e tem possíveis efeitos colaterais (especialmente durante as semanas iniciais), ela certamente não resulta em diabetes. Isso é simplesmente ignorância.


Acima temos as explicações para os resultados desse experimento. 

Outra questão importante é que um relato de caso, que é o que foi feito nessa reportagem, é uma das formas de menor confiabilidade científica. O Dr. José Carlo Souto no dia anterior [24/5] colocou em seu blog [www.lowcarb-paleo.blogpsot.com.br] um texto onde ele explicou como esse tipo de informação não pode ser considerada no campo da saúde. Sugiro que todos leiam esse texto [link].

O Dr. José Carlos Brasil Peixoto do blog Lipofobia [www.lipidofobia.blogpsot.com.br] nos fez o favor de colocar a tradução de um texto da médica Zoe Harcombe [link] e o fez logo após o programa. Abaixo coloco a porção final do texto traduzido.

O viés

A BBC deveria ser equilibrada. E Zoë diz este programa não foi equilibrado e o preconceito contra a gordura está tão arraigado que a BBC não pode nem mesmo ter percebido isso .

No teste da corretora o experimento foi presidida pela Professora Robin Kanarek com suas opiniões muito claras - "a glicose é o melhor combustível para o cérebro” ; “a memória será significativamente comprometida , sem carboidratos suficientes na dieta"; "uma dieta de alta irá facilitar a memória" e assim por diante. Zoë lembra outro especialista, Dr. Emily Deans: ”Cetose para o corpo significa queima de gordura (ótimo!). Para o cérebro, isso significa um risco menor de apreensão e um ambiente melhor para a recuperação e reparação do neurônio" Zöe pergunta porque não estavam tanto Kanarek e Dean para proporcionar um equilíbrio?

O experimento corporal (ciclismo) experimento foi presidido por Nigel Mitchell da Team Sky de ciclismo. Ele favorece o mingau no café da manhã e afirma que "o seu corpo precisa de açúcar. Ele precisa dos carboidratos ". Por que não equilibrar o treino com um Peter Brukner, o vencedor treinador low carb com alto teor de gordura ou o treinador glúten-free do tenista Djokovic?

O programa parece que ficou preso a preconceitos estabelecidos na cabeça da maior parte das pessoas e não tinha como objetivos questioná-los. De acordo com a avaliação de Zoë, a BBC/Horizon cometeu alguns deslizes na produção. Embora tenha deixado claro, pelo menos para a audiência fora do Brasil, que o problema é comer comida processada artificial, deixou um rasto de preconceito contra a dieta low carb/paleolítica, que é antes de mais nada uma alimentação baseada em comida de verdade. 

A experiência clínica com pessoas que ficam continuamente com esse tipo de alimentação mostram melhores resultados laboratoriais. 

A apresentação do Fantástico não pareceu ter uma proposta reveladora. Pareceu querer amedrontar.

As informações descritas comprovam o grande erro cometido pela Rede Globo/Fantástico ao vincular uma matéria que será tomada como verdade pela população em geral e que pelo contrário somente reforçou o maior equívoco científico do século XX, a gordura natural dos alimentos é ruim para saúde.

Abaixo coloco links de textos que falam sobre esse tema:


Carlinhos
treinamentocarlinhos@gmail.com

2 comentários:

  1. É triste ver como organizações (Globo e BBC), com o alcance que possuem, deturpam um assunto tão importante. O preconceito ainda é muito latente qdo se fala na gordura dos alimentos, seja por ignorância ou por "interesses"!

    ResponderExcluir
  2. Tens razão Paulo...inclusive a BBC retirou do ar um documentário excelente sobre gordura e colesterol por razões de "audiência"... você pode ler sobre isso no blog do Hilton de Souza, www.paleodiario.com.br...abraço

    ResponderExcluir