terça-feira, 12 de agosto de 2014

Sem desculpas! Tempo ou espaço não é motivo para não treinar.

Muitas vezes as pessoas comentam que não tem tempo para fazer exercícios ou não gostam de ir até uma academia ou  um centro de treinamento, mas isso não é um motivo para que se abra mão de praticar exercícios físicos.

Como eu já escrevi em outra postagem é possível atingirmos saúde e condicionamento físico com um tempo reduzido por semana e para isso basta usarmos os exercícios intervalados de alta intensidade [EIAI]. Esse tipo de treinamento é efetivo para o emagrecimento [veja aqui], como ferramenta de recuperação após problemas cardíacos [veja aqui] e também para melhora da capacidade física em situações especiais [veja aqui]. Assim, a realização de 2-3 sessões de treinamento por semana com duração de 15-30 minutos é suficiente para que diferentes objetivos sejam alcançados.

Essas sessões de treinamento poderiam até mesmo serem realizadas em casa ou em qualquer local mesmo que este espaço não seja grande. A utilização de exercícios com peso o corporal é bastante útil neste tipo de situação. Abaixo vocês podem ver dois exercícios que podem ser utilizados nessas sessões de treinamento.


Se não for possível assistir o vídeo clique aqui.

Uma consideração importante em relação as sessões de treinamento em casa é que elas não excluem a necessidade da orientação de um profissional da Educação Física, pois muitos exercícios com peso corporal são de execução difícil e por isso devem ser realizados de forma correta para que o risco de lesões sejam reduzidos ao máximo.

Além da orientação do professor de Educação Física é fundamental a realização de uma avaliação com um Fisioterapeuta. Nessa avaliação são identificadas as características em relação a postura estática e ao controle motor que podem, se não forem conhecidas e controladas, contribuírem para o aumento do risco de lesões a médio e longo prazo.

Assim, não "poder" ou "não gostar" de ir até uma academia não é desculpa para que um programa de treinamento não seja incluído na sua rotina de vida.

Abraços!

Carlinhos
treinamentocarlinhos@gmail.com


2 comentários:

  1. Carlos, faço treino funcional com orientação duas vezes na semana, ainda leve por conta da adaptação.

    Posso escolher dentre estes dois exercícios para um terceiro dia de exercício? Ou devem ser os dois feito?
    Quantos ciclos e quantas repetições cada? Descanso?

    ResponderExcluir
  2. Olá..ato ao terceiro treino da semana não vejo problemas...ainda mais com um dia de intervalo...fale com seu treinador para avaliar a situação...considerando a combinação com as outras duas sessões...qto a usar os dois exercícios que aparecem no vídeo é importante lembrar que são exemplos... temos que avaliar sua combinação com os exercícios das outras sessões (grupos musculares)...e suas características individuais...por exemplo...um dos exercícios envolve um agachamento completo que pode se existir alguma limitação biomecânica aumentar risco de lesões a longo prazo...espero ter ajudado.... abraço...

    ResponderExcluir