segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Feliz Natal e um Maravilhoso 2015!

Pessoal! Lá se foi mais um ano, espero que nesse ano que passou o blog tenha ajudado aqueles que tem a intenção de melhorar sua condição física e saúde.

Espero também que em 2015 minhas postagens possam contribuir de forma significativa do desenvolvimento e manutenção de uma vida mais saudável.

Torço que todos os meus leitores tenham um Feliz Natal e Grande 2015, que todos os seus planos e objetivos sejam alcançados. Desejo também mutia saúde para cada um vocês e suas famílias.


Hoje entro de férias, retorno as atividades aqui no blog no dia 05 de janeiro. Até lá aproveitem os feriados de final de ano.

Para finalizar essa postagem deixo dois recaddos:

1) Sugiro a leitura de um texto escrito por Eirik Garnas com o título The Unexpected Flaw of the Paleo Diet Philosophy. O Hilton de Souza fez uma excelente tradução [vejam aqui], a seguir apresento o sumário do texto.

Uma das presmissas básicas da dieta paleo é que não tivemos tempo suficiente para nos adaptar às comidas que foram introduzidas após a revolução agricultural. Entretanto, agora estamos aprendendo que apesar do nosso genoma humano mudar lentamente, o microbioma humano – o genoma coletivo dos micróbios (compostos de bactérias, bacteriófagos, fungos, protozoários e vírus) que vivem sobre e dentro do corpo humano – pode ser alterado bastante rapidamente. Alguns tipos de bactérias tem a habilidade de degradar os peptídios do glúten, lactose, ácido fítico e outros ingredientes que são frequentemente considerados as "toxinas" primárias em comidas neolíticas.

O fato de que o microbioma responde a mudanças no ambiente e estilo de vida, e que nós podemos manipular o microbioma intestinal introduzindo novos tipos de bactérias (por exemplo, com comidas fermentadas) e substratos fermentáveis/prebióticos, questiona a idéia de que precisamos de milhares de anos para nos adaptar a novas comidas introduzidas na dieta humana. Entretanto, há outras razões legítimas para reduzir seu consumo de leite, grãos cereais e outras comidas banidas da dieta paleo. Primeiro, o amplo uso de antibióticos, a higiene excessiva, o consumo de comidas altamente processadas, o número crescente de cesarianas e outros fatores associados com a vida no mundo moderno perturbam o microbioma humano, e alguns pesquisadores começaram a falar sobre um microbioma ocidentalizado que perdeu sua diversidade e resiliência originais. Outra questão óbvia com o estilo de vida moderno é que o nosso suprimento de comida é extremamente limpo/estéril. Enquanto fazemos tudo o que podemos para evitar patógenos raros, também removemos micróbios que nos teriam beneficiado ajudando a digerir as comidas que comemos.

Segundo, ainda que possamos nos adaptar relativamente rápido de maneira a digerir e metabolizar novas comidas, não significa que deveríamos necessariamente comê-las. Assim como qualquer outra coisa comestível, há preocupações que precisa-se ter em mente ao desenhar uma dieta saudável, tais como a composição de macronutrientes, qualidade da comida, processamento necessário, perfil de micronutrientes, etc. Perturbações no microbioma humano e o fato de que nos afastamos das técnicas tradicionais de processamento podem ajudar a explicar o crescimento das desordens ligadas aos grãos e ao glúten, e histórias anedóticas de pessoas que experienciam melhor saúde digestiva quando excluem os cereais da sua dieta. Ao invés das próprias comidas, o grande problema parece estar na maneira como elas são processadas e no nosso desconhecimento de como gerenciar o maquinário microbiano digestivo em nosso intestino. Ao escolher produtos de alta qualidade e retornar às técnicas tradicionais, tais como a fermentação do leite e grãos, podemos obter resultados otimizados destas comidas.

Há pouca dúvida de que os humanos modernos encaram um descompasso entre os genes e o ambiente, no sentido de que não estamos adaptados a um estilo de vida sedentário, comidas altamente processadas, uso regular de fármacos, pouca exposição ao sol, etc. Também não há dúvida de que podemos aprender um bocado ao estudar o ambiente ancestral natural e a maneira como vivíamos enquanto caçadores-coletores. A coisa bacana sobre a dieta paleo é que ela é rica em comidas nutritivas, não-processadas, que são muito saciantes por caloria. Também é pobre em alérgenos, antinutrientes e outros ingredientes que frequentemente causam problemas ao danificado intestino ocidental. Entretanto, é também desnecessariamente restritiva para a maioria das pessoas e provavelmente funciona melhor como um ponto de partida do que como conjunto estrito de regras dietárias

2) Conheçam Revista Dieta Paleo.


Saúde não é apenas a ausência de doenças, e conformer Hipócrates dizia há mais de 2.000 anos, precismaos fazer do nosso alimento o nosso remédio.

Esta revista é uma compilação cuidadosamente feita a partir da experiência teórica e prática do autor Hilton de Souza acumulou desde 2013. Partindo de uma análise histórica esta revista descreve os motivos pelos quais as dietas de baixo carboidratos - e em particular, a dieta paleo - funcionam para a promoção da saúde.

Entenda como a transição norte-americana e sua pirâmide alimentar promoveu a maior crise de saúde pública já experienciada pela humanidade, e como é simples ter uma alimentação satisfatória e realmente saudável do ponto de vista nutricional.

Clique na figura da revista para comprar por apenas R$ 10,00.

Abraços!!!!

Carlinhos
treinamentocarlinhos@gmail.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário