quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Recomendações alimentares para 2015 continuam as mesma!?

No dia de dezembro de 2014 foi publicada uma matéria em um blog sobre saúde do jornal o Estadão, a matéria pode ser acessada clicando aqui, que fala sobre os motivos que nos levam a evitar 10 tipos de alimentos.

Apresento para vocês os 10 alimentos, que segundo a nutricionista consultada, devem ser esquecidos em 2015, assim como os motivos para isso.

Refrigerante: Esse é o tipo de alimento que possui o que chamamos de “caloria vazia”. São ricos em calorias e pobres em nutrientes. Apresenta uma grande quantidade de açúcar e sódio, que, em excesso, pode levar ao aumento da pressão arterial e a problemas renais. Mesmo os refrigerantes zeros em açúcar causam danos à saúde, pois a quantidade de sódio costuma ser bem maior comparada ao refrigerante comum.
Biscoitos  e salgadinhos de milho: Apresentam uma quantidade grande de sódio, além de produtos químicos, que podem causar alergias, e agredirem a mucosa gástrica e intestinal.
Temperos industrializados: Possuem um teor de sódio altíssimo, muitas vezes equivalente às necessidades de sódio para um único dia. Além disso, são ricos em corantes, conservantes e outros agentes químicos, que em excesso se tornam nocivos à saúde. A melhor opção é sempre utilizar os temperos naturais, como as ervas e especiarias.
Macarrão instantâneo: o macarrão é rico em gordura e calorias. Os temperos utilizados são ricos em sódio, muitas vezes possuindo uma quantidade maior que a estipulada para o dia todo, além de produtos químicos, que agridem o trato gastrointestinal e causam alergias.
Biscoitos recheados: Oferecem grande quantidade de calorias e gorduras, principalmente a gordura trans, que traz grandes prejuízos à saúde, como o aumento do colesterol ruim e a redução do colesterol bom. Prefira os biscoitos sem recheio e, sempre que possível, os integrais.
Alimentos congelados: Apresentam grande quantidade de sódio, calorias, conservantes entre outros produtos químicos. Além disso, muitos são feitos com farinha branca, que é absorvida de forma mais rápida, fazendo com que a fome apareça em pouco tempo.
Sorvetes industrializados: São ricos em calorias, açúcar, gorduras, principalmente a trans, produtos químicos e pobres em nutrientes. Dê preferência aos picolés de frutas, pois são menos calóricos e contêm vitaminas e minerais.
Embutidos: Os alimentos embutidos como salsichas, linguiças, mortadela e presunto são extremamente gordurosos e ainda oferecerem uma enorme quantidade de sódio e de produtos químicos.
Batata frita: O grande problema da batata ocorre quando ela é submetida a altas temperaturas, que provocam grandes modificações em sua molécula, agregando um alto teor de gordura. Quando a batata é industrializada, a mesma já vem com uma grande quantidade de gordura e, após a fritura, este valor fica ainda mais elevado. Uma opção é fazer a batata natural assada no forno, podendo fazer em corte chips.
Bacon: Este tipo de carne processada oferece uma quantidade altíssima de gordura saturada (gordura ruim), que leva a um aumento significativo do colesterol ruim, além de poder causar inflamação nas artérias, levando ao comprometimento cardíaco”.

Bem! assinalei em amarelo as causas mais citadas para que esses alimentos sejam evitados. O sódio aparece como o principal vilão juntamente com as gorduras, principalmente a gordura saturada e
trans e nessa turma também aparece o açúcar.

Normalmente as pessoas usam a virada do ano para inciar novos projetos ou modificar seus hábitos e muitas vezes usam informações como as vinculadas nessa matéria como norte para essas mudanças. Por isso essa matéria merece alguns esclarecimentos.

Eu realmente concordo que devemos excluir alimentos como refrigerantes, salgadinhos, sorvetes, batata frita em gordura trans e macarrão instantâneo pois esses não são comida de verdade. Já o bacon e os embutidos são alimentos que não precisam ser colocados nessa categoria.

Quando tratamos a gordura saturada encontrada nas carnes, ovos e laticínios e as gorduras trans originadas de sementes como a mesma coisa estamos cometendo um grande erro científico. Aqui mesmo nesse blog e em outros [que podem ser acessados no menu links] já foi escrito "um milhão de vezes" que a gordura natural dos alimentos não gera malefícios para a saúde.

A gordura saturada pode até mesmo ser considerada como protetora contra problemas cardiovasculares. Se você quer entender como isso acontece, leia a excelente postagem escrita pelo Dr. Souto sobre chamada:

A gordura saturada não está associada a risco nem mesmo em que já tem doença coronariana


Novamente o sódio também é apontado como uma grave problema para a saúde, porém essa afirmação não representa uma verdade científica.

Em outubro de 2014 escrevi uma postagem [veja aqui] onde explico por qual motivo muitas recomendações sobre a redução nos níveis de sódio não se justificam do ponto de vista científico e também que essa redução não gera diminuição da pressão arterial de hipertensos.

Para reforçar essa idéias em 8/1/2015 um novo trabalho foi publicado.

The wrong white crystals: not salt but sugar as aetiological in hypertension and cardiometabolic disease [link]

A seguir traduzo os principais pontos.

O que já se sabe sobre este assunto?
▸ A doença cardiovascular é a principal causa de mortalidade prematura no mundo desenvolvido, e hipertensão é o seu fator de risco mais importante.
▸ Controlar a hipertensão é um dos principais focos das iniciativas de saúde pública, e abordagens dietéticas historicamente focadas no sódio.

O que pode este estudo acrescentar?
▸ As fontes predominantes de sódio na dieta, alimentos processados, geralmente também possuem elevados níveis de açúcares, cujo consumo pode estar diretamente relacionado com hipertensão e riscos cardio metabólicos.

Que impacto este trabalho gera na prática clínica?
▸ Os médicos devem mudar o foco do sal e concentrar maior atenção ao açúcar.
▸ Uma redução na ingestão de açúcares adicionados, particularmente frutose, e especificamente nas quantidades nos alimentos industrializados, ajudaria não só na redução das taxas de hipertensão, mas também poderia ajudar a resolver problemas mais amplos relacionados com as doenças cardíacas e metabólicas.

Concordo que grande maioria dos alimentos citados na matéria devem ser evitados, mas não pelas causas citadas, e sim por não serem alimentos de verdade e também possuírem grandes quantidade de açúcar.

Como a ciência vem mostrando, evitar alimentos que tenham muita frutose e que elevam a glicose sanguínea é uma estratégia eficaz para saúde e emagrecimento.

Abraços...Carlinhos
treinamentocarlinhos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário