terça-feira, 23 de julho de 2013

Sessão de Treinamento - Exemplo II


As vezes quando falo sobre treinamento intervalado de alta intensidade as pessoas comentam que não podem fazer esse tipo de treinamento por causa de algum problema de saúde (metabólico ou mecânico) ou ainda por não terem capacidade física para tal.

Porém todo e qualquer tipo de treinamento pode e deve ser adaptado as características do aluno. Afinal de contas é para isso que ser o professor/treinador!

A expressão alta intensidade significa que a intensidade/esforço será adaptada para que cada aluno possa executar dentro de suas limitações.

No vídeo abaixo mostro um exemplo dessa adaptação. No exemplo do vídeo adaptei exercícios como "barra" e "apoio" para que a aluna pudesse fazer a sessão e usar "a sua alta intensidade".


Abração...Carlinhos

2 comentários:

  1. Oie carlinhos,conheci hj seu blog e estou adorandoo as postagens,e vendo este video vim ti pedir uma dica.....estou treinando para um test d concurso publico,a flexao de braço faço ate razoavel,mais as abdominais tbm estou treinando mt porem nao estou vendo tanto progresso sabe,por ex dia 15 fara um mes q estou treunando e ainda nao consigo fazer nenhuma abdomi com as maos na nuca, e se eu jogar os braços consigo mais com a mao na nuca nao ta indo....enfim vc acha q pelo tempo d treino ja era p eu estar fazendo,e vc tem alguma sugestao q possa me ajudar....brigadi.ha

    ResponderExcluir
  2. Wellida...alguns ponto importantes:
    1) Realmente fazer um flexão completa do tronco (chegando a posição sentada) não é muito fácil para a maioria das pessoas. isto acontece pois sem a orientação adequada as pessoas não conseguem utilizar as musculaturas corretas para fazer o movimento.
    2) Olha o edital do concurso e descobre se teus pés vão estar fixos (presos) durante o teste. Se isso acontecer tu deves treinar assim, o que vai tornar mais fácil sentar completamente com as mão na cabeça.
    3) O ideal era que algum profissional olhasse tua execução, identificação quais são tuas dificuldades e sugerisse as correções.
    De qualquer for a ai vão algumas sugestões:
    a) Deixar as pernas com diz no edital (joelhos flexionados e pés presos se for o caso);
    b) Com as mãos na cabeça tenta executar o maior número de repetições possíveis, faz 1 min de intervalo e faz outra vez, faz outro min de intervalo e faz pela terceira vez. Não interessa quantas vezes tu conseguir em cada vez.
    c) Para facilitar a subida com as mão na cabeça tu deve tentar duas coisas: com os pés estão presos no mento da subida tenta estender os joelhos (com os pés presos isso não vai acontecer, mas isso vai ajudar a subida) e ao mesmo tempo "suga" bem forte teu abdominal ("tentando colocar o umbigo no chão" ou como se tu fosse vestir uma calça jeans 1 ou 2 números menor)
    Tenta isso e depois avisa como foi1
    Abs...

    ResponderExcluir