segunda-feira, 22 de julho de 2013

Sessão de Treinamento - Exemplo

Olá Pessoal...

Depois de falar bastante sobre treinamento resolvi colocar dois vídeos para vocês terem ideia de como uma sessão de treino considerando os aspectos já citados em postagens anteriores sobre treinamento.

No primeiro vídeo...vocês verão um exemplo de aquecimento, que normalmente tem entre 10-15 minutos. Utilizo diferentes exercícios nesta parte da sessão. O aquecimento além do objetivo relacionado ao próprio nome também tem outras finalidades, como:

  • Ensinar exercícios complexos (Levantamento Terra e Arremesso)
  • Treinar o equilíbrio
  • Melhorar a coordenação motora
  • Propiciar novas vivências corporais

No segundo vídeo...temos a parte principal, que tem como objetivo o desenvolvimento da força, resistência e potência. Nessa parte da aula uso o conceito de Treinamento Intervalado (HIIT).

http://www.youtube.com/watch?v=h48DhUy7YXY&feature=youtu.be

Abraços...Carlinhos....

2 comentários:

  1. Bom dia Carlinhos,
    Venho acompanhando seu blog a algum tempo e gostaria de parabenizá-lo e por dedicar tempo a isto. O conheci através do blog do Dr. Souto e do nutricionista. Luiz Sergio.
    Gostaria de uma opinião: meu esporte é natação, e atualmente participo de provas de 100 e 200m (equivalentes a 1 e 2 minutos respectivamente). Nado 3x na semana e faço musculação 2x, mas nos últimos tempos tenho notado pouquíssima evolução em ambos os treinos. O que você indicaria em termos de musculação para que eu tenho uma melhor evolução na natação? Tenho malhado em 3 séries de 8 repetições, o "descanso" é feito em uma série de outro músculo, por exemplo durante o agachamento reveso com rosca direita, no leg reveso com tríceps, puxada costas reveso com abominal, etc) e faço todos os grupos musculares em 50 a 55 minutos 2x na semana. Se preferir pode me enviar pelo e-mail. Grato

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos. Obrigado pelo elogio! Bem vamos as minhas sugestões sobre a musculação.
    1) Sugiro a utilização de exercícios multi articulares, que envolvam grandes grupos musculares e que sejam o mais semelhantes aos movimentos dos estilos que tu nada.
    2) Fale com teu treinador! Talvez seja necessário que na musculação seja utilizada uma maior variação de estímulos. Como variar séries, repetições, velocidades de execução, combinação dos exercícios e etc.
    3) Outra possibilidade é criar treinamentos que simulem as rotas metabólicas utilizadas nas tuas provas de natação. Outra questão onde é necessário que teu treinador de ajude.
    Espero ter ajudado! Se tiver mais dúvidas pode escrever para treinamentocarlinhos@gmail.com

    ResponderExcluir