quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

É sempre o mesmo papo!

Galera! Toda vez que se fala em comer menos carboidratos e mais gorduras e algumas vezes mais proteínas, sempre surge o mesmo papo:
- Esse tipo de dieta vai trazer prejuízos para a saúde!

E o pior de tudo que as pessoas que dizem isso são muitas vezes os profissionais da saúde. E na grande maioria das vezes dizem isso na mídia e são "vistos e ouvidos" por milhares de pessoas.

No site de globo.com você pode encontrar informações como essas! Veja aqui e aqui.

O Dr. José Carlos Souto publicou no dia de ontem um texto sobre dietas lowcarb e a saúde do fígado. Nesse texto ele explica que foi até o Pubmed [link aqui] que é o maior banco de dados sobre trabalhos científicos na área da saúde. Lá fez uma grande pesquisa e não encontrou nenhum trabalho que tenha concluído que uma dieta com pouco carboidrato e mais gordura e/ou proteína possa prejuízos ao fígado!

Pelo contrario se fosse quiser ter um fígado saudável deve comer menos carboidratos e mais gordura natural dos alimentos [carnes, ovos, azeite de oliva e óleo de coco] e evitar os óleos produzidos com sementes como óleo de soja e milho.

Eu poderia reproduzir muitas partes do texto do Dr. Souto, mas isso não faz sentido quando é possível ler um texto bem escrito sobre o tema e que apresenta uma fundamentação em Ciência Baseada em Evidências extremamente forte.

Então! Meu recado de hoje é que vocês deve ler o esse no link abaixo:
http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/12/o-figado.html

Abraços...
Carlinhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário