segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Sou um bom pai?


As vezes após pegar minha minha filha e meu filho na escolinha os levo para pracinha que fica em frente. Lá brincam com os coleguinhas e outras crianças. Nos dias de calor os carrinhos de pipocas e picolé são presenças confirmadas. Percebo que todos os dias (que eu vou na praça) os pais compram picolés para as crianças, crianças de diferentes idades.

Fico pensando se eu sou um pai ruim!? Pois todos os dias na praça explico meus filhos quais são os problemas da ingestão desse tipo "alimentos" e não compro! Enquanto os outros pais fazem a "alegria de seus filhos" comprando um Chicabom.

Apesar do que muitas pessoas pensam, uma dieta LCHF (pouco carboidrato e mais gordura) é bastante benéfica para as crianças. Isso acontece pois todos os benefícios fornecidos por esse tipo de alimentação para os adultos também serão aproveitados pelas crianças.

A obesidade infantil já um problema real no Brasil e no mundo, e as causas são as mesmas que as da obesidade em adultos e adolescentes. Excesso de carboidratos e alimentos industrializados.

Ainda bem que uma série de profissionais da saúde já se deram conta disso e passaram a recomendar uma dieta LCFH também para as crianças, um exemplo é o Dr Brad Hoopingarner que tem um blog sobre o tema.

A questão importante é que os pais não recebem as informações corretas sobre alimentação e dessa forma são levados a cometer erros em sua alimentação e também na dos filhos.

Mas não é possível cobrar somente dos pais o conhecimento sobre como alimentar seus filhos. Isso porque a maioria dos nutricionistas das escolinhas ainda estão regendo suas atitudes profissionais no paradigma equivocado de que gordura é ruim e os carboidratos integrais são saudáveis.

Espero que esses profissionais da saúde logo busquem através do conhecimento científico as informações corretas sobre alimentação.

 Abraços...Carlinhos

2 comentários:

  1. Carlinhos, acredito que as funções de pai e mãe são as mais difíceis que um ser humano pode exercer e que você faz o melhor possível. A tarefa fica ainda mais difícil com a grande oferta de "alimentos" nos supermercados das mais variadas cores, artificiais e com sabores viciantes. A batalha contra isso deve ser diária, pois é em benefício de crianças que ainda não sabem discernir o que é bom ou ruim para si mesmas em termos de nutrição.
    Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço por ter gostado da postagem...concordo com você sobre a difícil batalha diária contra toda essa oferta da indústria dos alimentos...ABS!

      Excluir